Feiras Brasil

Feiras Brasil - O Maior Portal de Feiras da América Latina

Buscar

Serviços

Feiras Brasil

Notícias

Joinville vai sediar feira internacional de fornecedores automotivos em 2015
10 de Novembro de 2014

Joinville ganha em 2015 a versão brasileira da Industrial Supply, tradicional feira da indústria automotiva que ocorre anualmente na Hannover Messe, na Alemanha. O evento, marcado para os dias 15, 16 e 17 de setembro do ano que vem, na Expoville, foi apresentado nesta quarta (15) pelo diretor geral da Hannover Fairs Sulamérica, Valério Regente, em almoço especial de lançamento. A empresa integra o grupo Deutsche Messe, líder mundial em organização de feiras de negócios.

A escolha de Joinville para sediar a 1ª Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Automotiva levou em conta uma série de fatores. O impulso inicial veio pela criação do Inovar-Auto, programa do governo federal que prevê benefícios fiscais para as indústrias de autopeças do país, cuja contrapartida é o investimento em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de segurança e eficiência energética dos veículos. Segundo Regente, o incentivo aos fabricantes cria, necessariamente, uma busca por fornecedores qualificados.

Neste contexto, a feira chega para suprir a demanda crescente de qualificação e reunir todos que integram a cadeia produtiva do setor. “O objetivo é juntar fornecedores de peças, materiais e serviços para grandes montadoras e criar oportunidades de negócios”, comentou. Conforme o diretor, o mercado de feiras de negócios vem saindo do eixo Rio-São Paulo, dentro de uma tendência de os eventos ficarem próximos aos pólos fabris. A decisão por Joinville foi quase natural dentro da proposta da organização.

O consolidado pólo metal-mecânico e da indústria de plásticos, a infraestrutura da cidade para eventos de negócios, a localização estratégica e a chegada recente das fábricas da BMW e da GM foram atrativos que contribuíram para a realização da feira na cidade. “Joinville alinhou uma série de opções e motivos para a gente estar aqui. Acima de tudo, a gente tem aqui um movimento de crescimento real e um potencial sendo já realizado e isso é o que atrai às empresas. Não é um negócio do futuro, é do presente, pois já está acontecendo na região”, destacou.

“O bom momento da nossa cidade é importante para essa escolha da Deutsche Messe. A feira é importante para Joinville e a cidade é importante para eles”, completou Jalmei Duarte, secretário municipal de Integração e Desenvolvimento Econômico.

Mais de 20 montadoras e de 150 fornecedores

Por ser a primeira edição, Regente observou que é difícil fazer uma estimativa do volume de negócios, mas as expectativas são bem otimistas. “A gente acredita que vamos ter um volume acima de 20 montadoras presentes e nossa estimativa é de mais de 150 empresas participando da feira. Isso vai se transformar num volume global de negócios muito grande. Para a cadeia produtiva, vai ser um divisor de águas”, avaliou.

Além dos expositores, o evento vai oportunizar rodadas de negócios entre montadoras e fornecedores, e terá espaço para palestras, seminários e apresentações para qualificação de profissionais e empresas do setor. De acordo com o presidente da Abinfer (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais), Christian Dihlmann, os fornecedores brasileiros ainda precisam avançar muito para alcançar o nível de qualidade dentro dos padrões da indústria automotiva. “Em Joinville, não temos nenhuma ferramentaria qualificada para atender a BMW”, exemplificou. Dihlmann considerou que o Brasil tem potencial para se tornar o 3º maior mercado automotivo do mundo até 2017, mesmo assim, há fornecedores fechando as portas por falhas de gestão e qualificação. “O programa Inovar-Auto vai exigir 15 milhões de horas de ferramentaria, mas nossa capacidade hoje é de seis milhões. Teríamos que triplicar nossa produção para atender”.

Fonte: http://ndonline.com.br/joinville/noticias/205840-joinville-vai-sediar-feira-internacional-de-fornecedores-automotivos-em-2015.html ver mais notícias | ir para o topo
home | cadastre-se | dúvidas | saiba mais | gerando negócios | política comercial | privacidade | fale conosco
S-Maq