Notícias
Vice-prefeita de São Paulo apresenta projeto para Expo 2020
06 de Fevereiro de 2013
Na noite de hoje, estiveram reunidos na Associação Comercial de São Paulo - Distrital Lapa, na capital paulista, cerca de 200 convidados para assistir a apresentação do projeto para a Exposição Universal de 2020 (Expo 2020). A vice-prefeita Nádia Campeão, o secretário municipal do Trabalho e do Empreendedorismo Eliseu Gabriel de Pieri, e o arquiteto Gustavo Partezani, representando a secretaria municipal de desenvolvimento urbano, falaram sobre a candidatura da cidade a sede do evento, os benefícios desta iniciativa para a capital e o projeto do novo centro de eventos de São Paulo, que será construído em Pirituba, região Noroeste da cidade.
"Fomos eleitos - o prefeito Fernando Haddad e eu - já com a candidatura feita e assumimos esse compromisso, avaliamos que é um bom projeto", afirmou Nádia. "Precisamos nos acostumar a enxergar São Paulo como uma das maiores cidades da América Latina", disse, ressaltando a importância da construção do novo centro de eventos. "É ótimo que Fortaleza tenha uma grande estrutura para eventos de grande porte, mas não é possível que São Paulo ainda não tenha", apontou. Este centro, segundo ela, é o embrião para a candidatura e fará para Pirituba o que a construção do estádio em Itaquera fará para a zona Leste - levar um eixo de desenvolvimento para a região.
"Outro motivo para nosso apoio à candidatura é o legado que a Expo 2020 deixará", justificou a vice-prefeita, referindo-se às melhorias feitas na urbanização e transporte na capital paulista. o secretário Eliseu Gabriel completou apontando os benefícios também na criação de oportunidades de trabalho no local, onde hoje "há pouquíssimas possibilidades".
São Paulo receberá, em março, uma visita técnica do Bureau Internacional de Exposições, organizador da Expo 2020; e em junho, uma comitiva representante da cidade realizará uma apresentação na sede da entidade, em Paris. Em novembro, um entre os cinco destinos candidatos - Brasil, Rússia, Emirados Árabes Unidos (Dubai), Tailândia ou Turquia - será finalmente escolhido como sede do evento.
O projeto
Para receber um evento que terá duração de seis meses - de 15 de maio a 15 de novembro de 2020 - e tem público estimado de 30 milhões de visitantes, a cidade de São Paulo deve ganhar o tão comentado novo espaço de convenções. Segundo explicou Gustavo Partezani, a região de Pirituba é estratégica quando se pensa no eixo São Paulo-Campinas, levando-se em conta a proximidade da área do empreendimento com a Rodovia dos Bandeirantes, a futura Linha 6 - Laranja do metrô e a estação Vila Clarice da linha 7 da CPTM.
A proposta para a estrutura ali é dividida em quatro fases a serem desenvolvidas ao longo de até 30 anos. Para 2020, será entregue apenas a primeira etapa, que constitui no centro de feiras, centro de convenções, dois hotéis e um centro logístico. A longo prazo, estão previstos também mais um centro de feiras, edifícios comerciais, shopping, arena multi-uso, entre outras estruturas.
Fonte: http://www.mercadoeeventos.com.br/site/noticias/view/92713