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Empresa fatura com stands para feiras de negócios
23 de Abril de 2013

Pequenas empresas investem cada vez mais na participação em feiras de negócios. E atuar na infraestrutura destes eventos é também uma boa oportunidade de negócio. O empresário Reinaldo Rodrigues Coelho percebeu o poder desse mercado em 2000. Com R$ 3 mil de investimento, comprou um computador, um telefone, e, de casa, começou a vender stands para feiras, terceirizando a produção. “O primeiro pedido foram 3 eventos completos de 3.500 metros quadrados cada”, lembra o empresário. Daí em diante, os pedidos só aumentaram. Hoje, a empresa ocupa dois galpões que somam 1800 m² com uma equipe de 30 funcionários. A empresa produz desde stands exclusivos em madeira, até modulares, mais baratos, a partir de R$ 50 o m². Para o negócio render mais, o mesmo material é usado para vários clientes. Por isso, os stands são feitos em módulos de encaixe. No último ano, a empresa atendeu 100 clientes. Ainda assim, a procura é tanta, que ele não dá conta. “Para 2013 eu espero conseguir segurar a onda de toda essa procura. O potencial é grande”, diz Coelho. 837 feiras por ano Mas as feiras também são um filão de negócio de outro ponto de vista: o dos expositores. Gente que busca visibilidade conquistar mercado, fazer novos contatos, parcerias e comercializar produtos e serviços em todo o país. A cada ano são realizadas no país 837 feiras, que recebem mais de cinco milhões de visitantes. Gente de todo o mundo, em busca de novidades e oportunidades. A grande vantagem das feiras é reunir, num só espaço, compradores e vendedores do mundo inteiro de um mesmo segmento. Elas costumam tem stands para pequenos, médios e grandes expositores. E a grande participação de empresários gera negócios e lucros para todos. Um exemplo é o empresário Israel Carneiro, dono de uma fábrica de móveis, em Mato Grosso. Ele investiu R$ 12 mil para participar da Gift Fair, a maior feira de artigos para casa, decoração e design da América Latina, realizada todo ano, no Expo Center Norte, em São Paulo. Em quatro dias de feira, o empresário faturou R$ 180 mil e saiu cheio de planos. “Agora realizei o primeiro passo e pretendo não parar mais. Tem feira em agosto, feira em março, duas feiras anuais no mínimo sempre teremos que participar”, diz Carneiro. Dicas para um stand de sucesso Mas para garantir resultados, é importante seguir algumas orientações básicas a hora de montar um stand. O stand deve ser aberto, para convidar a entrar, e ter vitrines bem decoradas por todos os lados. Lá dentro, os atendentes precisam estar bem treinados, com folhetos e cartões. A regra básica é concentrar na feira todos os esforços porque quatro dias de evento chegam a movimentar nada menos que seis meses de vendas numa empresa. E quando a feira acaba é preciso fazer o que os promotores chamam de pós-feira. Ou seja, manter o contato com quem visitou, agradecer a visita e tentar estabelecer conversações comerciais.

Fonte: http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2013/04/empresa-fatura-mais-de-r-7-milhoes-com-stands-para-feiras-de-negocios.html ver mais notícias | ir para o topo
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