Notícias
Fortaleza vai sediar o 43º congresso da Skal
27 de Abril de 2013
O encontro vai reunir representantes do setor do turismo do Brasil, para debater e conhecer os potenciais do Ceará
Com infraestrutura hoteleira e para realização de eventos adequada, mas com serviços turísticos que ainda deixam a desejar e promoção da cidade em baixa nos principais Estados emissores do País e do exterior, Fortaleza luta para retornar à liderança no cenário turístico da região. Dados da CVC Operadora - uma das maiores do País - mostram que Fortaleza se encontra na 4ª posição do ranking de vendas de pacotes turísticos no Nordeste, atrás de Salvador, Natal e mais recentemente, de Maceió.
Alguns dias do congresso serão dedicados a visitas às estruturas turísticas do Estado, como Canoa Quebrada, Fortaleza e Beberibe Foto: divulgação
Diante desta nova realidade, O Skal Internacional do Brasil estará promovendo entre os dias 15 e 19 de maio próximo, em Fortaleza e Beberibe, o 43º Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil. O objetivo é expor os avanços e as novas tecnologias já disponíveis nos vários elos da cadeia produtiva do setor e debater os desafios que os segmentos enfrentam e no que precisam evoluir, diante dos grandes eventos que começam a convergir para o Estado.
Choque de gestão
"Nossa proposta é promover um choque de gestão", sinaliza a presidente do Skal Fortaleza, Enid Câmara, ao divulgar o seminário. Ela lembra que a cidade irá receber em breve a Copa das Confederações de Futebol, a Couro Moda e a Fenin-NE, além de contar uma dezena de outras feiras já estão agendadas para acontecer no Centro de Eventos do Ceará (CEC), mas alerta que os serviços precisam melhorar.
"O Ceará avançou em termos de infraestrutura, o CEC está atraindo grande eventos, mas o setor precisa inovar. Falta tecnologia, inovação, criatividade", alerta Enid Câmara, ao cobrar maior participação do empresariado local. Para ela, os empresários cearenses do setor de eventos precisam acordar para o potencial que o CEC representa, para os novos negócios que advirão nos próximos anos e investir mais em serviços, em capacitação, inclusive própria.
"Estamos perdendo negócios por falta de gestão", alerta a empresária, diante dos riscos que empresas cearenses estariam expostas, com o avanço de empresas de outros Estados na organização de feiras no Ceará. "Para este Congresso já contamos com a inscrição de 100 empresários de fora e nenhum do Ceará", lamenta Enid Câmara.
Programação
O Congresso Internacional da Skal será aberto às 8 horas do dia 15 de maio, com a palestra "Os Desafios e Oportunidades: Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016", do presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, José Wagner Ferreira. À tarde do mesmo dia, os empresários Paulo Gaudenzi e Raimundo Peres versarão sobre o tema "Gestão e Estratégias Frente aos Novos Desafios do Mercado".
No dia 16, a capacitação dos empresários do setor entra no foco do "Seminário para o Fortalecimento da Cadeia Produtiva de Eventos e Turismo". Os outros dias do congresso serão destinados a visitas às estruturas turísticas de Fortaleza, Beberibe e Canoa Quebrada.
Mais informações
O Congresso será realizado no Salão Escuna, do Marina Park Hotel, em Fortaleza. Confirmações pelo fone: (85) 3433.7684
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1260628