Notícias
PARTICIPANTES DÃO IMPRESSÕES SOBRE A PRIMEIRA WTM-LA
30 de Abril de 2013
Aconteceu na última semana, em São Paulo, mais precisamente entre os dias 23 e 25 de abril, a 1ª edição da WTM-LA (World Travel Market Latin America). Nela, representantes e empresas atuantes no segmento de turismo, de dentro e de fora do Brasil, estiveram presentes atendendo profissionais que fazem do segmento um mercado. Evento passado, o Hôtelier News ouviu alguns participantes que deram suas impressões sobre o debute do encontro na América do Sul.
“A infraestrutura foi digna de uma feira de referência internacional. Achei o formato e o perfil muito interessantes, com foco bem direcionado aos negócios”, avalia Luciano Carvalho, gerente de Vendas da rede de Hotéis Othon. Segundo o gestor, um dos pontos fortes foi o contato com o mercado estrangeiro.
“A participação dos buyers que vendem o destino Brasil foi bem positiva, havendo chance de estreitar relações com representantes de outros países”, comenta ressaltando a boa organização do encontro.
Ao todo, a feira, que ocorreu simultaneamente ao Encontro Comercial Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), reuniu 1,2 mil expositores num espaço de 8 mil m², no Transamérica Expo Center, na zona Sul da capital paulista.
Para Hélida Gomes, gerente de Vendas do Porto Bay Hotels & Resort, o profissionalismo dos envolvidos foi o que garantiu o sucesso do evento. “Foi fenomenal, uma das melhores feiras realizadas nos últimos tempos. Usamos todas as possibilidades de fazer negócios e fomos correspondidos. Dos 120 buyers convidados, 98 visitaram o nosso estande”, celebra.
Ainda segundo Hélida, houve alguns contratempos, comuns de primeira edição e compreensíveis num encontro dessas proporções.
Representando a hotelaria independente e o mercado capixaba, Gustavo Guimarães, gerente Comercial do Hotel Guarapousada, resume o acontecimento como focado e direto. “Não foi um evento de pagadores de papel. Foi um feira de geração de resultados”, assegura.
Guimarães conta ainda que poucos passantes deram seus cartões por dar ou para angariar brindes, a maioria deles realmente foram geradores de negócios. “É possível dimensionar o resultado que teremos por conta de antigos contatos que reatamos e de novos que concretizamos”, afirma.
Apesar da bom resultado para uns, nem todos avaliam positivamente a WTM-LA. Para Regina Biondi, gerente Comercial da Enotel Hotels & Resorts, o balanço da participação não foi positivo. “Consideramos que a área reservada para o Brasil não recebeu nenhum destaque, o que resultou em um movimento fraco. Ademais, havíamos escolhido uma localização estratégica de nosso estande no layout, próxima dos estandes de Pernambuco e Bahia, e em frente ao estande do Rio de Janeiro. Porém, em uma mudança de última hora, a configuração foi modificada, e nos colocaram atrás de um ônibus que estava sendo exposto, prejudicando nossa visibilidade”, reivindica.
Congregando diferentes empreendimentos no mesmo estande, a Resorts Brasil também marcou presença e com bom retorno. Ricardo Domingues, diretor executivo da entidade, avalia as oportunidades apresentadas como proveitosas.
“Nós recebemos visitas de pelo menos 25 buyers em potencial, com interesse em nossos meios de hospedagem para a Copa do Mundo de 2014. Todos estes representantes internacionais tinham em suas mãos grupos direcionados a este período, então para nós foi uma boa surpresa. Além disso, todos os resorts que compartilharam o espaço de nosso stand também apresentaram avaliação parecida sobre o evento, enfatizando estes aspectos positivos”, afirma.
Já é certo que outras cinco edições do evento aconteçam por aqui. Para o próximo ano, sabe-se, o evento ocorre no mesmo mês de abril e no mesmo espaço.
Fonte: http://hoteliernews.com.br/2013/04/participantes-avaliam-dao-impressoes-sobre-primeira-wtm-la/