Feiras Brasil

Feiras Brasil - O Maior Portal de Feiras da América Latina

Buscar

Serviços

Feiras Brasil

Notícias

Flexo Latino America 2014 amplia oportunidades de negócios para indústria de embalagem
01 de Outubro de 2014

Realização da feira no segundo semestre, entre 7 e 10 de outubro, é estratégica para empresários vislumbrarem com mais clareza ambiente econômico para 2015. Num cenário de baixa produção industrial no País - houve recuo de 2,8% nos primeiros sete meses do ano na comparação com o mesmo período de 2013, segundo o IBGE - a Flexo Latino America 2014 - Feira Internacional de Flexografia, Papelão Ondulado e Conversão Digital acontece num momento estratégico para o setor de embalagens, e funcionará como importante termômetro econômico para o mercado.
Na opinião de Júlio Cezário, consultor de Marketing da ABFLEXO/FTA-Brasil - Associação Brasileira Técnica de Flexografia, a realização da feira no segundo semestre, entre os dias 7 e 10 de outubro, permite uma visão mais clara do ambiente econômico para 2015. "Num ano com muitos eventos, como Carnaval tardio, Copa do Mundo e eleições majoritárias, optamos mudar a data, que tradicionalmente se dava no primeiro semestre".
Com isso, na opinião do executivo, ampliam-se as oportunidades de negócios para os cerca de 10 mil visitantes/compradores esperados para esta edição e os 100 fabricantes de diferentes segmentos ligados à atividade: pré-impressão, clicheria, máquinas impressoras de banda larga, banda estreita e papelão ondulado, acessórios e periféricos, substratos, tintas, vernizes, solventes, adesivos, publicações técnicas e outros.

Expectativa de negócios
Pelas características técnicas dos equipamentos e insumos apresentados na Flexo Latino America, Cezário lembra que boa parte dos negócios é iniciada na feira para conclusão nos meses seguintes.
"Depois do pré-contrato acontecem as visitas técnicas e a fase de testes para adequação às necessidades dos clientes. A principal vantagem de comprar na feira é que os fabricantes de embalagens podem ver os equipamentos funcionando na prática e, com isso, avaliar e comparar todas as suas características técnicas e de produtividade entre as diversas marcas da feira".
A Flexo Latino America é umas das melhores oportunidades de negócios para as empresas do setor incrementarem suas vendas. Estudos apontam que 77% dos visitantes qualificados das feiras representam novos clientes; já 80% deles exercem influência sobre a decisão de compra. "Num evento como a Flexo, a expectativa é que se movimentem negócios tanto em vendas imediatas quanto naquelas encaminhadas durante a feira", ressalta Hércules Ricco, diretor do evento.
A grande novidade desta edição é a Ilha de Impressão com nanotinta, com vários equipamentos imprimindo em diversos tipos de substratos (papelão ondulado, BOPP, alumínio, rótulos de refrigerante), nos quatro dias da feira. O processo desenvolvido pela empresa nacional Water Revolution utiliza nanopartículas de resinas e pigmentos à base de água, que substitui as tradicionais micropartículas, na maioria das vezes dispersas em solventes, e tem como principais vantagens a maior aderência, secagem mais rápida, mais brilho e rendimento superior.
Para a indústria, a impressão com nanotinta é um processo mais econômico e seguro, pois utiliza menos camadas de materiais nas embalagens e rótulos, e ainda reduz os riscos de contaminação do ambiente de trabalho. Sem contar que é totalmente seguro para a impressão de embalagens de alimentos, por exemplo, além de ser amigável ao meio ambiente.
O processo será apresentando na Flexo Latino America pela primeira vez no mundo, e a ilha estará integrada à palestra "Nanotintas - O Futuro Chegou Primeiro Aqui no Brasil" (dia 9 de outubro, das 14h às 15h), ministrada por Kátia Coelho, da Water Revolution. Na sequência, acontece o primeiro workshop voltado para os usuários finais de embalagens, das 15h às 17h, denominado: "Como Transformar a Aprovação de Cores numa Experiência Agradável e sem Estresse - Método Passo a Passo", ministrado pelo Prof. Eudes Scarpeta, da Scarpeta Treinamentos. Ao término do workshop, os participantes seguem para a Ilha de Produção para conferir na prática a aplicação de todas as informações recebidas.

Ênfase em mais segmentos Outra oportunidade de negócios oferecida pela edição deste ano da Flexo Latino America é a ênfase nos segmentos de papelão ondulado e conversão digital. Estes processos sempre marcaram presença no mix da feira, mas, neste ano, ganharam mais destaque, inclusive no nome do evento.
Trata-se de uma adequação à realidade do mercado. O papelão ondulado, por exemplo, deixou de ser usado apenas para transporte de mercadoria e ganhou as gôndolas das lojas e supermercados. "Hoje a embalagem de papelão ondulado virou ferramenta de marketing, ganhou impressão de seis cores ou mais, ficou mais bonita. Tudo isso demanda processos mais bem-elaborados, e a feira oferece muitas soluções neste sentido", diz Cezário.
O segmento de conversão digital, por sua vez, cresce em um ritmo intenso e está cada dia mais presente na indústria. Empresas convertedoras que antes só usavam flexografia agora complementam seu parque gráfico com equipamentos de impressão digital. "Esta é uma tendência irreversível, e juntos, estes processos se complementam e ajudam os convertedores a serem mais competitivos".
Por tudo isso, é grande a expectativa de que a Flexo Latino America 2014 mantenha sua tradição de grande encontro do setor para troca de conhecimento, atualização tecnológica, estabelecimento de parcerias e realização de negócios.
O estudo mercadológico realizado pela Fundação Getúlio Vargas para a Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) dá conta que o faturamento das indústrias de embalagens em 2013 foi de quase R$ 52 bilhões, sendo que, em produção física, as embalagens de papel, papelão e cartão representam um terço (33,16%) do total. Para este ano, a expectativa de crescimento na produção física é moderada, por volta de 1,5%.

SERVIÇO
Data: 7 a 10 de outubro de 2014
Local: Transamérica Expo Center - São Paulo - SP
Horário: Das 11h às 20h
Segmentos: Pré-impressão, clicheria, máquinas impressoras de banda larga, banda estreita, papelão ondulado e conversão digital, acessórios e periféricos, substratos, tintas, vernizes, solventes, adesivos, publicações técnicas, entre outros.
Número de expositores: 100 marcas expositoras
Perfil do Público: Compradores, empresários e profissionais da indústria flexográfica, comerciantes, técnicos do segmento, entre outros.
IMPORTANTE: Proibida a entrada de menores de 16 anos, mesmo que acompanhados. É obrigatória a apresentação do cartão comercial.
Área: 9 mil m²
Entrada: Público especializado, entrada mediante a apresentação de convite.
Realização: Associação Brasileira Técnica de Flexografia - ABFLEXO FTA/BRASIL.
Organização e promoção: Nascimento Feiras e Eventos
Apoio Institucional: ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos; ABIEF - Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis; ABPO - Associação Brasileira do Papelão Ondulado; ABIEA - Associação Brasileira das Indústrias de Etiquetas Adesivas; e SINTRAPEL - Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Artefatos de Papel, Papelão e Cortiça de São Paulo, ABCDM, Osasco, Taboão da Serra e Região.
Site: clique aqui
Mídias sociais: twitter.com/feiraflexo - facebook.com/feiraflexo
Contato: (11) 2372-0064/0065/0067 - e-mail: comercial@feiraflexo.com.br

Fonte: http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,705844,Flexo_Latino_America_2014_amplia_oportunidades_de_negocios_para_industria_de_embalagem,705844,4.htm ver mais notícias | ir para o topo
inicial | cadastre-se | dúvidas | saiba mais | gerando negócios | política comercial | privacidade | contato
S-Maq