Notícias
Estudo inédito Brasil: país das Feiras com 2222 Feiras de Negócios
16 de Outubro de 2014
Estudo inédito “Feiras de Negócios no Brasil”, elaborado pela UBRAFE- União Brasileira dos Promotores de Feiras aponta que o Brasil realiza 2222 Feiras de Negócios por ano em todo o território nacional.
De acordo o Estudo “Brasil: o país das feiras” mostra que 48% de Feiras de Negócios estão concentradas na região Sudeste do Brasil, com 1074 Feiras de Negócios. Em segundo lugar permanece a região Sul com 30,6%, com 676 Feiras de Negócios. Em terceiro lugar temos a Região Nordeste com 10,4%, ocupando o 4º temos a Região Centro Oeste registra 6,8% e a Região Norte com 3,9%.
FEIRAS POR REGIÃO BRASILEIRA
NORTE 3,9% 87 FEIRAS
NORDESTE 10,4% 232 FEIRAS
CENTRO OESTE 6,8% 153 FEIRAS
SUDESTE 48% 1074 FEIRAS
SUL 30,6% 676 FEIRAS
O Estudo considerou o Calendário Ubrafe das Principais Feiras de Negócios, Calendário Feiras do Brasil, Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG). Neste contexto, foram analisadas as Feiras e exposições B2B (sigla em inglês que significa de empresa para empresa) e as Feiras do Agronegócio.
De acordo com o presidente executivo da Ubrafe, Armando Arruda Pereira de Campos Mello, o estudo revela que Brasil tem um vasto e qualificado calendário de Feiras de Negócios, que começa com sua ampliação para o mercado, realizando Feiras de Negócios já consagradas na região Sudeste em outras regiões.
Amostra
O estudo Ubrafeano contemplou 160 Feiras de Negócios que serão 2015 realizadas por associados Ubrafe, com 49 mil empresas expositoras para 50 macro segmentos econômicos, sendo 41.000 empresas nacionais e 8.000 empresas estrangeiras. Hoje, dentro da pesquisa foi considerado 3.200.000m² nos principais pavilhões brasileiros.
“O objetivo principal deste trabalho foi dotar a UBRAFE e o mercado de Feiras de Negócios de números que permitam planejar de maneira mais adequada com os vários agentes envolvidos o desenvolvimento e fortalecimento do setor”, afirma Armando Campos Mello, presidente executivo da UBRAFE e diretor do SINDIPROM/SP.
Amanhã, em parceria com o Imigrantes Exhibition & Convention Center será oficialmente lançado a edição de 2015 do Calendário UBRAFE “Principais Feiras de Negócios do Brasil”, considerado a maior referência do setor de promoção comercial para empresas de todos os portes.
Novos espaços para a realização de Feiras de Negócios
De acordo com a Pesquisa O Impacto Econômico e Social das Feiras de Negócios da cidade de São Paulo, encomendada pela Ubrafe à FIPE, o setor de Feiras de Negócios tem uma grade de 800 eventos por ano em pavilhões como Imigrantes Exhibition & Convention Center, Anhembi, Expo Center Norte, Centro de Convenções Frei Caneca e Transamérica. E estas prestes a receber novos investimentos em modernização e ampliação. É que o setor de promoção comercial ganhará mais de 100 milm² em um curto período. O plano de investimento no Imigrantes Exhibition & Convention Center é de R$300 milhões para os próximos quatro anos e consiste na implantação de um novo pavilhão de 50 mil m² de Pavilhões e mais 10 mil m² de Centro de Convenções.
A geração desta cadeia produtiva é acionada pelos promotores de Feiras de Negócios, que atraem público e expositores com inovações e congressos. Acrescentando o plano de investimento do Imigrantes Exhibition & Convention Center, a cidade recebe ainda os novos 20 mil ² do Pavilhão Centro de Convenções Pró-Magno, o projeto de ampliação de 30 mil m² do Pavilhão Expo Center Norte. Teremos em São Paulo, em um curto período, o total de 370 mil m² para a realização de mais Feiras de Negócios, reduzindo a demanda e criando novas oportunidades de negócios.
Turismo de negócios
O tema de aumento de áreas de exposição para outras regiões brasileiras em cerca de 51,7% das Feiras de Negócios e o apoio da cadeia turística das mais diversas regiões do Brasil demonstra que as regiões brasileiras estão aptas para receber turistas corporativos. Já que foi verificada edições de Feiras de Negócios para outras regiões do Brasil. Este fato comprova a maturidade do setor de Feiras de Negócios e principalmente o fortalecimento do calendário de Feiras de Negócios das principais promotoras das associadas Ubrafe.
Fonte: http://portal.comunique-se.com.br/index.php?option=com_dino2&releaseid=43865