Feiras Brasil

Feiras Brasil - O Maior Portal de Feiras da América Latina

Buscar

Serviços

Feiras Brasil

Notícias

Rio de Janeiro é destaque em feira internacional de tecnologia da informação
10 de Novembro de 2006

Rio de Janeiro - Enquanto a Microsoft lança o Vista, a nova versão do Windows, para substituir o XP, o Rio de Janeiro assume a liderança da delegação brasileira no mais tradicional evento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Península Ibérica. Das 21 empresas brasileiras desenvolvedoras de software levadas pela Softex (Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro) à 46ª Simo - Feira Internacional de Informática, Multimídia e Comunicações, em Madri, 15 são do Estado do Rio.

A missão fluminense é organizada pela Riosoft (o núcleo Softex no Rio de Janeiro) e Assespro/RJ (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet – Regional RJ), em parceria com o Centro Internacional de Negócios (CIN), do Sebrae Rio e da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), com apoio técnico e financeiro da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

O diretor-superintendente do Sebrae no Estado, Sergio Malta, abriu os trabalhos do Seminário AL-Invest, organizado pelo IEL, durante a abertura oficial da Simo, nesta terça-feira (7), em Madri, na Espanha. “Os participantes da missão terão acesso aos mercados espanhol e europeu, fundamentais para reforçar a estratégia de internacionalização das empresas brasileiras”, disse.

Benito Paret, diretor da Riosoft, expôs os projetos em desenvolvimento no Estado, dando ênfase à cooperação internacional na busca de oportunidades de negócios para as empresas de software do Rio de Janeiro. O evento vai até domingo (12), com uma programação que inclui rodadas de negócios, exposições e visitas técnicas.

As 15 empresas fluminenses integrantes da missão têm a expectativa de gerar negócios na ordem de US$ 5 milhões, assim como estabelecer contatos buscando novos nichos de mercado. Serão apresentadas por estas empresas soluções de gestão para micro e pequenas empresas, governo eletrônico, gestão de bancos de dados, entre outras.

Vinte convidados selecionados entre as empresas participantes da Simo deverão participar, em agosto de 2007, de uma rodada de negócios internacionais e do Projeto Comprador, dentro da próxima edição da RioInfo, evento anual promovido pela Riosoft, Assespro, Seprorj, Sebrae e Firjan.

A Simo ocupa uma área de mais 65 mil metros quadrados para apresentar os últimos lançamentos do setor. A edição de 2005 teve um total de 772 expositores e 290 mil visitantes, números que deverão ser superados este ano.

Além do parque de exposições, os empresários terão acesso às rodadas de negócios com empresas européias, visitas técnicas e guiadas na feira, assim como possibilidade de expor seus produtos e serviços no Espaço Brasil destinado aos expositores brasileiros. No espaço, as empresas de software e serviços têm toda a infra-estrutura para recebimento de clientes, internet, registro eletrônico de visitantes, além de ser incluídas no catálogo da feira.

Durante a feira, acontece também o Encontro Empresarial e-PME 2006, uma iniciativa do Eurocentro IEL Brasil e da Softex, com objetivo de colocar frente a frente, em rodas de negócios, empresas e instituições de base tecnológica, de forma a concretizar negócios, desenvolver projetos conjuntos, transferir conhecimento e promover a inovação.

Participarão do evento empresas e instituições que possam oferecer ou se beneficiar de produtos e serviços das seguintes áreas: gestão do conhecimento corporativo; gestão da produção; comunicação (telefonia móvel, contact centres, VoIP, etc.); gestão de produtos e processos; web solutions; business lntelligence; software por encomenda (custom software); armazenamento de dados (storage); smart cards; serviços tecnológicos; serviços diversos (segurança, marketing, desenvolvimento de soluções específicas, assistência técnica).

Durante a Simo, as empresas também podem acompanhar seminários exclusivos para a delegação brasileira sobre o mercado espanhol/europeu de software e serviços e sobre como fazer negócios na Europa (Software Business), dentre outros, que possibilitarão a ampliação da sua visão empresarial internacional. Além disso, os empresários podem participar de visitas técnicas, como a já programada à Associação de Empresas de Eletrônica, Tecnologias da Informação e Telecomunicações da Espanha.

Ainda na Simo, acontecem encontros de negócios com empresas européias, dentro do programa Al-Invest e-PME 2006. Lançado em 1993 pela Comissão Européia, o programa visa fortalecer os laços econômicos entre Europa e América Latina. O programa tem apoiado milhares de pequenas e médias empresas (PME) de ambas as regiões e organizações de todos os setores econômicos, facilitando o comércio e o investimento entre os continentes. Para consolidar esse êxito, em 2004 foi implementado o AL-Invest III, com orçamento de 42 milhões de euros por parte da Comissão Européia.

Fonte: Portugal Digital ver mais notícias | ir para o topo
inicial | cadastre-se | dúvidas | saiba mais | gerando negócios | política comercial | privacidade | contato
S-Maq