Feiras Brasil

Feiras Brasil - O Maior Portal de Feiras da América Latina

Buscar

Serviços

Feiras Brasil

Notícias

Feira do Empreendedor 2007 tem calendário definido
23 de Março de 2007

Evento destinado principalmente a apoiar potenciais empreendedores e candidatos a empresários com orientações e informações para a abertura de seus negócios, o circuito 2007 da Feira do Empreendedor já tem sua primeira edição marcada. Será de 9 a 13 de maio, em Brasília (DF).

A Feira também tem datas agendadas em 2007 nas cidades de Petrópolis (RJ), Palmas (TO), Itaperuna (RJ), Cuiabá (MT), Maceió (AL), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AP), São Luís (MA), Salvador (BA) e Volta Redonda (RJ). O calendário completo está no portal do Sebrae (www.sebrae.com.br). Informações também podem ser obtidas nos pontos de atendimento do Sebrae nos estados.

A Feira do Empreendedor acontece desde 1994 em circuito nacional, com uma média de 20 mil visitantes em cada cidade onde é realizada. Em 2006, o circuito recebeu mais de 247 mil visitantes, reuniu 1.821 expositores e contou com 1.556 turmas de cursos e palestras, nas quais se capacitaram mais de 72 mil pessoas.

Segundo a gestora nacional do Circuito de Feira do Empreendedor, Andrea Faria, da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae Nacional, 80% do público-alvo do evento compõem-se de potenciais empreendedores e de candidatos a empresários. Os candidatos são aqueles que já sabem o tipo de negócio que desejam abrir.

“Levamos aos participantes capacitações que permitem pensar na melhor forma de começar o empreendimento e que contribuem para que suas empresas não acabem nas estatísticas de mortalidade precoce, que atingem micro e pequenas empresas em seus dois primeiros anos de funcionamento”, diz Andrea.

Tendências

A Feira procura fomentar e diversificar as atividades econômicas em todas as regiões brasileiras e permite o contato direto entre potenciais empreendedores e fabricantes de pequenas máquinas, ofertantes de pequenas franquias, licenciadores de marcas e de produtos e empresas interessadas em transferir tecnologia. Também é o espaço adequado para empresas em busca de novos representantes comerciais.

Outro serviço prestado no espaço é informar os participantes sobre tendências para negócios que podem encontrar-se em fase de desenvolvimento na região em que a Feira ocorre.

Nas feiras, o Sebrae leva todos os seus serviços ao público e ainda conta com a parceria de órgãos de classe e dos governos federal, estaduais e municipais. Os organizadores em algumas cidades chegam a montar a chamada ‘Central Fácil’, que oferece a possibilidade de registro e de legalização de empresas.

A Feira do Empreendedor também reserva espaço para participantes de empresas, divididas entre as que têm menos de dois anos de operação e as que têm mais. “Embora nosso foco seja em quem ainda não começou o negócio, nada impede o empresário de participar e buscar capacitações com o Sebrae e seus parceiros”, afirma Andrea Faria.

A gestora nacional diz que a Feira atua como catalisadora de contatos dos empresários junto ao Sebrae. Ela conta que, depois do evento, cada participante, em média, visita pelo menos três vezes a Instituição para consolidar as informações obtidas no circuito.

Meio ambiente e tecnologia

Em 2007, a Feira do Empreendedor terá como mote a Revolução Digital e o Ecoempreendeorismo. “Não queremos apenas falar da acessibilidade a ferramentas como a Tecnologia da Informação, mas também mostrar como elas podem ser utilizadas no desenvolvimento de negócios”, explica Andrea Faria. “As ferramentas voltadas para o meio ambiente e para a revolução digital aumentam a competitividade e oferecem um diferencial às empresas”, avalia.

No que se refere ao meio ambiente, a gestora frisa que o empreendedor não só deve se ater aos cuidados com o meio ambiente, como precisa saber que existem projetos que estimulam e financiam negócios no setor.

No Distrito Federal

Boas expectativas se revelam para a Feira do Empreendedor em Brasília (DF). O evento – o quarto realizado no Distrito Federal – vai acontecer no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Os organizadores esperam receber em torno de 46 mil visitantes.

Segundo a gestora da Feira no DF, Lucimar Santos, até o momento já estão confirmadas 350 turmas, que devem beneficiar cerca de 7.500 pessoas com cursos, oficinas, seminários e palestras.

Um dos destaques da intensa programação será a metodologia Empretec. Antes mesmo do começo da Feira, no dia 5 de maio, já começa o curso voltado para o tema. Esse curso vai ocorrer até o dia 13, quando a acaba a Feira. “O destaque que daremos ao Empretec será bastante apropriado, já que a metodologia volta-se para o empreendedor, o foco da Feira”, diz Lucimar Santos.

Para a gestora local do evento, a Feira tem contribuído para o desenvolvimento econômico do DF. “É uma chance em que o empresário pode buscar capacitações, ferramentas para gestão e oportunidades no mesmo local”, observa.

De acordo com Lucimar, o enfoque que a Feira do Empreendedor dará em 2007 na revolução digital e no meio ambiente também ajudará os empresários do Distrito Federal a crescer. “A partir do momento em que há inclusão digital, reduzem-se os custos e o atendimento ao cliente fica mais eficaz”, exemplifica.

Dentro da perspectiva de um evento relacionado ao meio ambiente, Lucimar Santos destaca um dos produtos a serem mostrados na Feira do Empreendedor: um novo tecido, feito com 50% de malha e com 50% de resíduos de garrafas PET.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias ver mais notícias | ir para o topo
inicial | cadastre-se | dúvidas | saiba mais | gerando negócios | política comercial | privacidade | contato
S-Maq