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Natal Show reúne fornecedores âncoras do mercado natalino em junho
10 de Maio de 2011
Tendências em design e cores, cuidados na ambientação da loja, atendimento ao comprador. Ao visitar os estandes das empresas expositoras da Natal Show 2011, promovida pela Francal Feiras, empresa associada à UBRAFE, seja pela decoração do estande que realça o melhor dos produtos, seja pelo atendimento das equipes de vendedores, o comerciante terá acesso a informações, conceitos e idéias fundamentais na hora de preparar seu ponto de venda para a temporada de Natal. Nessa dinâmica, fabricantes, importadores e varejistas começam a se preparar com meses de antecedência.
O evento, que em pouco tempo atraiu a atenção das empresas do setor e hoje concentra os maiores e mais representativos fabricantes e importadores brasileiros de artigos e decoração de Natal, acontece estrategicamente no mês de junho, período em que os fabricantes e importadores nacionais estão com suas linhas de produtos completas para apresentar ao mercado. Não por acaso, esta é a época ideal para abastecer o varejo para o início das vendas de Natal, que a julgar pelo crescimento da Natal Show este ano, 20% maior que em 2010, prometem satisfazer as expectativas.
A hora e a vez do varejo
Data mais aguardada do calendário comercial, o Natal, para o varejo especializado em decoração, tem uma dinâmica que começa com meses de antecedência. Já em agosto, algumas lojas começam a ser preparadas para a temporada de vendas. Quando o assunto é agradar o cliente, entre os lojistas é consenso: o primeiro passo é tratar da ambientação.
Na Porto Real, que trabalha com decoração sazonal e tem no segmento natalino seu nicho mais representativo, o layout começa a ser mudado ainda no final de agosto. Para o proprietário da empresa, Plínio Antonielli Macilio, o principal numa decoração é dar ao consumidor uma noção de como ele pode empregar cada item na ornamentação: “Criamos um ambiente dentro da loja dividido por temática de cores e, dentro dele, combinamos objetos e enfeites. O cliente às vezes não quer criar, ele quer a idéia”.
Macilio, conta que além de ser uma estratégia boa para cativar o consumidor e motivá-lo a comprar, investir na decoração e em profissionais especializados nesse atendimento também beneficia a própria clientela: “Há decoradores que chegam a cobrar até 500 reais numa montagem básica de árvore. Mas se a pessoa vem, tem essa noção, ela mesma monta”, conclui.
Na Helô e Rafa Presentes, os preparativos para o Natal também começam com antecedência. Já em outubro, na mais antiga das três lojas, é reproduzida a decoração de uma casa totalmente adornada com motivos natalinos, conta Rafael Augusto Mourão Canela, um dos proprietários da empresa belo-horizontina: “Desmontamos toda a loja e a preparamos para o Natal, compomos diferentes ambientes, como se fosse a nossa casa. Tanto é que já faz parte da tradição das pessoas visitar a loja, entre os vizinhos ela é conhecida como a “Casa do Papai Noel”.
Ele revela também que, para garantir sucesso nas vendas e alcançar a satisfação do consumidor, é fundamental agregar todos os itens – entre árvores, enfeites e utilidades em geral –, sempre realçando os lançamentos. Assim, o Natal vai ganhando novas feições gradativamente: “A cada semana, os ambientes vão sendo modificados, numa alternância de cores que vai do tradicional vermelho à tendência do ousado lilás”, explica.
Apostando nisso, a goianiense Cristal Festas tem investido em profissionais especializados em decoração, conforme enfatiza Stelmar Ferreira da Cunha, diretor-proprietário da loja: “Quando visitamos as feiras no exterior e levantamos as tendências da temporada, sempre levamos os decoradores conosco. Além disso, também costumamos fazer um intercâmbio desses profissionais. Neste ano, por exemplo, estamos trazendo uma pessoa de São Paulo. Assim investimos em novas idéias, tendências e estilos de decoração”, justifica.
Para a loja, uma estratégia que tem contribuído para estimular a compra é o mês escolhido para o pontapé inicial na temporada de vendas, setembro, logo após o feriado da independência: “Isso induz o cliente a comprar com antecedência. A pessoa nem pensava no Natal e, ao ver a loja já transbordando espírito natalino, fica animada e começa a comprar mais cedo. É uma idéia que tem funcionado muito bem”, revela.
No Atacado Beija-flor, que inicia as vendas de artigos para decoração de Natal já em agosto, a dica é investir numa decoração que gradativamente convide o consumidor a entrar na loja: “Colocamos logo na entrada as linhas mais tradicionais, e, conforme o cliente vai entrando, vai tendo acesso a diferentes concepções de decoração, com cores como azul, liás, rosa. Enfim, à medida que entra na loja, ele é surpreendido com novas idéias”, revela o administrador da loja, Bruno José Santos.
NATAL SHOW 2010 - Feira Internacional de Artigos e Decoração de Natal
Data: 18 a 21 de Junho
Horário: das 9h às 20h
Local: Expo Center Norte
Promoção e Organização: Francal Feiras – tel (11) 2226.3100
Feira de negócios, não aberta ao público.
Entrada gratuita, restrita a profissionais do setor.
Evento paralelo: Expo Parques e Festas – Feira Internacional de Produtos e Serviços para Parque Temáticos, Buffets e Festas Infantis
Informações: (11) 2226-3100
Site: www.feiranatalshow.com.br / Twitter: @feiranatalshow
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Maio 2010
Fonte: http://www.ubrafe.org.br/2011/pt/noticia.php?trans=4905